Técnicos do Inea se reúnem com comunitários de Jamaraquá

Esteve na comunidade de Jamaraquá no dia 2 de novembro, uma equipe técnica do Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (Inea). O objetivo da mesma foi realizar uma reunião com as lideranças daquela comunidade. O encontro foi feito com a finalidade de repassar aos moradores, a agenda das atividades que serão desenvolvidas no mês de novembro pelo projeto em andamento na comunidade, assim como outros assuntos de interesse do projeto.

A reunião foi feita em caráter amistoso, onde os participantes tiveram a palavra para tirar suas dúvidas e dar sugestões para melhorar o processo de desenvolvimento das etapas do projeto. Durante a conversa foi falado sobre as perspectivas de mercado para comercialização da FSA e FDL, apresentou-se da planta de reforma do barracão comunitário e falou-se sobre o ciclo de produção das seringueiras.

A coordenadora geral do Inea, Maria Rosenildes, apresentou aos participantes da reunião a planta e o orçamento da reforma do barracão comunitário para produção e venda dos produtos derivados do látex. Segundo a mesma o Inea pretende entregar o barracão com a nova estrutura para os comunitários em no máximo 90 dias.

Outro ponto importante abordado pela coordenação do instituto foi quanto à possível ampliação do projeto de apoio ao extrativismo e à produção artesanal do látex para mais duas comunidades do entorno de Jamaraquá.  A expectativa é fazer da comunidade centro de referência na produção de mantas de FSA e FDL na Flona do Tapajós.

Ascom Inea