Comunidade de Jamaraquá recebe horta comunitária

Comunitários trabalharam juntos para a criação da horta

Comunitários trabalharam juntos para a criação da horta

O Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (Inea) implantou na comunidade de Jamaraquá, Flona do Tapajós, uma horta comunitária. A iniciativa tem o intuito de fazer com que os moradores de Jamaraquá, pratiquem o espírito de cooperativismo e possam desenvolver atividades que enriqueçam os vínculos de trabalho entre eles.

O objetivo da horta comunitária é proporcionar a adequação na alimentação familiar, através da  inserção de plantas alimentares ricas em vitaminas e sais minerais.

Outro fator importante que levou o Inea viabilizar a atividade foi devido ao fato de estudos recentes apontarem, que o consumo permanente de hortaliças é eficaz na prevenção de doenças cancerígenas.

Para preservar o valor energético das plantas e aproveitar na sua totalidade os benefícios que elas trazem para sua saúde humana, no plano de ação da horta está previsto a utilização de tratos culturais, pois os mesmos não empregam defensivos agrícolas no combate as pragas, plantas invasoras e doenças.

Além de contemplar aspectos alimentares, financeiros e culturais, a horta comunitária de Jamaraquá, inseriu as crianças no processo de desenvolvimento de algumas atividades como, a semeadura, o plantio e a irrigação. O objetivo da inclusão das crianças nas atividades era orientá-las quanto ao uso consciente dos recursos naturais, além de fazê-las compreender o processo de germinação, desenvolvimento e colheita das hortaliças.

Ascom Inea